Risoto...este prato da cozinha italiana me fascina! É meu prato preferido, tanto para preparar como para saborear!
Diante de tamanha paixão por risotos, venho desde 2004 lendo muito acerca deste tema. São 6 anos de leitura sobre o assunto e muitas e muitas experiências, preparando para os amigos e experimentando em diversos restaurantes.
Se tivesse que fazer uma lista dos melhores, com certeza colocaria o de bresaola da La Risotteria do Alessandro Segato, junto com o de Bacalhau fresco do Fasano e o de bresaola do Parigi, ambos do Salvatore Loe.
Agora, das minhas criações sem dúvida o número 1 é o de presunto parma, queijo brie e calda de damasco...já fiz tantas vezes que está perto da perfeição...rs
Neste blog, quero compartilhar todas as minhas experiências neste tema. Assim, hoje inicio com algo mais conceitual...rss e daqui para frente vou postar todas as minhas experiências, fotos e também receitas dos risotos.
Em geral é preparado com as variedades de arroz: arbóreo, carnaroli e vialone nano, sempre italianos.
Já preparei risotos com todos eles, mas o meu preferido é sem dúvida o carnaroli, por ter um grão maior e mais amido, o que proporciona maior cremosidade nas receitas.
O risoto embora deva ser cremoso com a consitência de um mingau, cada grão de arroz deve ficar durinho por dentro, esse é um detalhe importantíssimo.
O caldo também tem grande importância no preparo deste prato e deve ser utilizado de acordo com os ingredientes da receita. Em geral, caldos de carne casam bem com risotos de cogumelos, queijos, carnes vermelhas e aves. O de legumes para os vegetarianos e para o preparo de risotos de peixes e frutos do mar, deve-se usar um caldo com estes ingredientes.
Outro grande segredo do risoto é a panela em que é preparado. Uma panela de ferro, concentra melhor o calor e não deixa queimar por baixo, já que um risoto deve ser preparado em fogo alto e mexido constantemente.
Ah! O vinho...vou dizer apenas uma frase e acho que dispensa maiores explicações. Não use para o risoto um vinho que você não beberia.
A manteiga possui também papel importante no preparo de risotos e como aprendi com a Chris, colocar um pedaço de manteiga congelada após o desligar o fogo, "dá um brilho sensacional ao prato"...palavras dela...rss Atenção: manteiga e queijo não combinam com frutos do mar, portanto, neste caso utilize azeite de oliva.
Por fim, vou falar sobre o ponto certo. Para saber, pegue um grão de arroz e aperte entre os dedos. A superfície deve estar macia e deve ter um "pontinho" branco no centro do grão. Ao colocar na boca perceberá uma certa "crocância" no grão, dada por este pedacinho branco.
Bom, é isso ai! Assim que preparar ou saborear um risoto vou compartilhar com vocês!!
Beijos,
Nati
quinta-feira, 3 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário