Ah! Querida São Paulo...não há como negar que esta cidade nos remete a gastronomia. Capital gastronômica do Brasil? Do mundo?
Não podemos afirmar, mas podemos atestar que em São Paulo, come-se tudo, a qualquer hora e com excelente qualidade. Encontramos restaurantes simples até a alta gastronomia e a grande maioria tem um toque especial.
Pesquisando um pouquinho é possível verificar que São Paulo é a cidade com maior número de restaurantes japoneses fora o Japão. Possui em torno de 500 cantinas italianas espalhadas pela cidade e é em São Paulo que está o único brasileiro que consta na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo, que dispensa comentários.
Isso, sem falar na cozinha tailandesa, indiana, francesa, alemã, árabe, suiça, americana, kosher, grega, vegan e regionais como a mineira, paranaense, nordestina e gaúcha.
Além disso, não existem padarias como as de São Paulo! São muitas e oferecem desde o café da manhã, até a sopinha no jantar.
É em São Paulo também, que pizza é levada a sério! Segundo a Associação das Pizzarias do Estado de São Paulo, na cidade, se engole, 1 milhão de redondas por dia! Vale citar que temos desde a tradicionalíssima Marguerita até opções nada convencionais como linguiça de javali com mussarela de búfala.
Por fim, os bares de São Paulo conquistaram um espaço especial no lugar de quem aprecia gastronomia. Muitos deles, atualmente, servem petiscos deliciosos, como uma simples, porém indescritível coxinha ou uma porção de rã a provençal, preparada com inspiração na cozinha francesa, por exemplo.
Ufa! Falamos tanto de São Paulo, para dizer que amamos esta cidade e que embora não deixaremos de comentar sobre experiências gastronômicas adquiridas em nossas viagens, seja pelo Brasil ou pelo mundo, o nosso foco é São Paulo!
Beijos,